A SECURITY TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO está no mercado de trabalho há mais de 20 anos, sempre inovando e melhorando suas técnicas de operação para satisfazer a necessidade de nossos clientes. A SECURITY oferece serviços de elaboração de laudos técnicos ou periciais dos mais variados segmentos do ramo da segurança do trabalho e meio ambiente. Nossa empresa conta com equipamentos nacionais e internacionais de alta qualidade, de modo a garantir um serviço confiável de acordo com cada situação necessária de nossos clientes. Contamos com uma equipe a todo o momento disponível para realizações de serviços na área de segurança do trabalho e meio ambiente, seja em campo ou escritório.
Rua Maj. Carlos Del Prete, Centro, nº 772
São Caetano do Sul
São Paulo
09530-001
Brazil

Emissão Fugitiva

Emissão Fugitiva

A SECURITY TECNOLOGIA realiza procedimentos para o Controle da Emissão Fugitiva. Para o monitoramento destas emissões, a metodologia utilizada é o “Método 21” (EPA Reference Method 21) que remete a utilização de um Analisador de Gases Portátil para determinação de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), com características apropriadas, Intrinsecamente Seguro para operação em atmosferas explosivas e cuja Calibração é feita em função do fluído a ser medido. Já realizamos esse trabalho em diversas empresas, todas elas com emissão de Laudo Técnico e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).


As emissões fugitivas são relacionadas com as perdas de hidrocarbonetos provenientes de bombas, válvulas, agitadores, compressores, válvulas de alívio, pontos de amostragem e "open-end". Cada um destes pontos pode representar uma pequena fonte de emissão. No seu conjunto, estas emissões são significativas e representam muito no contexto industrial, principalmente nos segmentos da indústria de petróleo e petroquímica.

O diagnóstico destas fontes requer levantamentos que compreendem o cadastro, identificação e monitoramento de milhares de pontos, em cada empresa.

Realizamos estes procedimentos para detecção e quantificação de vazamentos de gases e vapores (Compostos Orgânicos Voláteis COV) em indústrias químicas e petroquímicas, bases e terminais de distribuição de combustíveis possibilitando a implementação de programas de controle LDAR (Leak Detect and Repair).

Esse procedimento proporciona um inventário das emissões fugitivas de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) em plantas industriais. Além da quantificação das emissões, o programa de detecção e controle de vazamentos - LDAR (Leak Detect and Repair) proporciona a melhoria das condições de saúde, segurança e higiene ocupacional do empreendimento e redução de perdas.

Modelagem da dispersão de poluentes na atmosfera é utilizada para avaliar alterações e impactos reais ou potenciais das emissões de poluentes atmosféricos de um ou mais empreendimentos na qualidade do ar do seu entorno, considerando ainda as condições meteorológicas da região. É uma poderosa ferramenta de gestão ambiental, que permite a geração de cenários de qualidade do ar ocorridos ou futuros, possibilitando a verificação da contribuição de uma ou mais fontes nos níveis de poluentes atmosféricos de uma região de interesse.

Avaliação de Emissões Atmosféricas

As emissões de um processo industrial devem ser avaliadas periodicamente por meio de determinação da concentração e quantidade de poluentes emitidos. Este procedimento é realizado por meio de determinações da concentração e quantidade dos poluentes emitidos pela chaminé ou dutos de um determinado processo industrial.

Estas medições são fundamentais para o cálculo da eficiência dos equipamentos de controle, parâmetros de projeto, informações para estudo de dispersão atmosférica, balanços de massa e verificação do atendimento de padrões de emissão.

Amostragem de Chaminé

Realizamos determinação das emissões de gases e Material Particulado (amostragem isocinética) de processos industriais e de incineradores, seguindo normas preconizadas pela NBR ABNT, US EPA e CETESB.

Monitoramos Emissões gasosas - Dióxido de enxofre (SO2) - Oxido de Nitrogênio (NOx) Sulfeto de hidrogênio (H2S) - Enxofre total (TRS e TS) - Monóxido e dióxido de Carbono (CO e CO2), Hidrocarbonetos, amônia NH3, cloretos e cloros (HCl e Cl2), fluoretos F2, HF, névoas ácidas, mercúrio Hg metais pesados, dentre outros.

Os nossos serviços incluem determinação das emissões de gases na chaminé (O2, CO, NOx, SO2, CxHy) calibração e certificação do equipamento de medição online, emissão de componentes inorgânicos (cloro, HCL, HF, metal, vapor ácido), emissão de componentes orgânicos (dioxinas, furanos, solventes, PAH), medições de imissões (poluição do ar ao nível da população), medição de partículas de pó (pó total, pó respirável e distribuição do tamanho de partículas), medição taxa do fluxo e temperatura, aconselhamento técnico relacionado com redução de emissões, cálculos de dispersão atmosférica de acordo com os vários modelos.

Realizamos amostragem em incineradores hospitalares e industriais com calculo da EDR Eficiência de destruição e Remoção. Realizamos inventário de emissão de gases de efeito estufa GEE, de acordo com o protocolo do IPCC - Intergovernamental Panel on Climate Change, envolvendo todas as atividades de um empreendimento para os gases CO2, N2O e CH4, além de outros gases.